Quem é a AIDA? Não, não é aquela sua tia, ou vizinha, nada disso!

Brincadeiras a parte, se trata de uma técnica certeira de redação e marketing para as Redes Sociais. Ela utiliza o comportamento do consumidor e garante mais resultados e clientes para você. Não importa qual seja o seu ramo.

Estamos falando, única e exclusivamente, do mundo digital. E neste aspecto tudo que permeia as vendas passa por um ciclo que antes da decisão de compra incide pelo acrônimo A-I-D-A.

4 maneiras para se destacar no mercado

Clique aqui para saber mais

Você deve estar se perguntando o que significa AIDA, certo?

AIDA é o acrônimo de: Atenção | Interesse | Desejo | Ação.

Este conceito nada mais nada menos representa as quatro etapas pelas quais o seu cliente precisa passar, de forma progressiva, para então se decidir a comprar ou não o seu produto ou serviço.

Como fazer a AIDA na prática?

Aqui na i9 praticamos a AIDA todo santo dia e os nossos clientes decolam em seus re$ultados. O que quero dizer com isso? Estamos à disposição para te mostrar o caminho, mas sabemos que cada um tem a sua área e suas preocupações primordiais a respeito dos negócios. Então, se decidir expandir seus negócios e a sua marca, é mandar que a gente faz para você!

Por outro lado, vamos continuar esse artigo. Pois temos o compromisso de desmistificar e de te guiar ao caminho do marketing assertivo nas redes sociais.

Seguiremos o baile com a AIDA:

Abaixo você vai conhecer cada ponto essencial da técnica AINDA

A de ATENÇÃO

Seu conteúdo precisa, primeiramente, chamar a ATENÇÃO.

E aqui estamos falando de você já conhecer seu público-alvo e persona, pois é deles que você precisa chamar a atenção.

Para chamar a atenção é importante que o anúncio/conteúdo publicado seja profissional. Isso inclui a escolha certa de cores, tamanho e posição dos elementos na arte. Use todos os recursos que puder de modo que o usuário te perceba, te note.

Logo profissional x logo amador

Clique aqui para saber mais

I de INTERESSE

Essa AIDA é semelhante aos relacionamentos amorosos, depois que você atrai a atenção dele ou dela, qual é o próximo passo? Teeempo! Sim, manter o fogo da paixão aceso. No caso dos negócios em marketing, manter o INTERESSE das pessoas no seu conteúdo/marca.

Como se faz isso? Oferecendo informações de relevância com destaque, títulos e subtítulos legais, ou os textos de banners que mostrem o que a sua empresa tem que vale muito a pena.

Aqui você precisa despertar o INTERESSE do seu potencial cliente, ou seja, a vontade dele querer  saber mais sobre o seu perfil.

D de Desejo

Nos itens acima aguçamos a curiosidade dos leitores. Agora ele já está apto a ser “capturado” para informações mais demoradas e que tenha aquilo que ele procura. Podemos dar detalhes, mostrar a oferta, fotos, explicar tim tim por tim tim e tudo o que for necessário para que ele DESEJE o seu produto/serviço.

Vale trabalhar isso na legenda da publicação. Trabalhe bem ela para despertar esse DESEJO.

É hora de sair do comum, de se remodelar, de inovar e mais que nunca empreender de forma consciente.

Clique aqui para saber mais

A de Ação

Aqui a gente faz de tudo para não atrapalhar a concentração do quase-cliente.

Sim, porque ele chegou até o “fim” e está quase comprando. Já tem as informações de preço, qualidade e afins, ou seja: transforme o desejo em AÇÃO.

Agora é hora de facilitar da melhor forma possível essa compra.

Uma forma é por meio de descontos, outra com apelo de urgência: “só até amanhã”, “imperdível”, “clique aqui e compre online ”.

Nesse estágio, vale a pena também investir em estímulos para facilitar a tomada de decisão do Lead. O cliente pode ver sua publicação e querer te seguir, curtir ela, compartilhar e ainda comprar, por exemplo.

Independente da AÇÃO é importante deixar ela bem clara nas suas publicações. Se quer que ele te siga, coloque isso na legenda.

DESENHANDO UM RESUMÃO DA AIDA

Seu novo cliente

Vivemos uma era de muitos anúncios no meio digital. E informamos que: só tende a aumentar.

Entender e analisar os fatores que afetam o comportamento de compra do seu cliente, precisa se tornar uma rotina constante das suas estratégias.

Os hábitos de compra hoje levam em consideração um novo consumidor. Aquele que consome no digital, e exige um multicanal ou, ainda, uma comunicação 360°. Aquela que integra e leva em consideração uma gama de oportunidades da publicidade. Onde as ferramentas de divulgação permitem agir com ações de curto, médio e longo prazo.

O fato maior aqui é que o novo comportamento do consumidor faz com que as empresas precisem estar mais atentas aos seus hábitos. Já que eles, os consumidores, passaram a ser mais exigentes e a buscar mais informações sobre as empresa, seus produtos e serviços.

>> Clique aqui e confira os nossos Planos de Gestão de Redes Sociais: ideais para quem deseja expandir o relacionamento com seus clientes e gerar resultado efetivo

Curtiu esse conteúdo?
Chama as gurias da i9, sabemos colocar essa técnica em prática para o seu negócio bombar.