No seu negócio o ano só começa só depois do carnaval?

Vamos ao primeiro ponto. Quando você dá o start no seu novo ano? Pela lógica a resposta seria: em janeiro, dia primeiro. Porém, a realidade do brasileiro é afirmar “só depois do carnaval o ano começa”.

Desculpe tantas perguntas, mas a reflexão aqui é muito importante. Recesso de final de ano, férias das crianças e verão são fatores que fazem janeiro, por vezes, ser um pouco ocioso. Entendemos que isso gera a espera do feriadão de carnaval. Porém, também entendemos o perigo desta espera quando as empresas aguardam passar o carnaval para tirar os projetos do papel, divulgar e manter seu negócio ativo.

Aqui na agência cuidamos (com carinho e profissionalismo) de muitas marcas e as divulgamos com base em um planejamento. Então não tem essa de começar só depois do carnaval, afinal, nos preocupamos com o resultado efetivo do seu negócio o ano todo.

É hora de sair do comum, de se remodelar, de inovar e mais que nunca empreender de forma consciente.

Clique aqui para saber mais

Por essas e outras queremos que você faça bom proveito deste conteúdo produzido por “muitas mãos” que não esperaram o carnaval para começar a mil o ano e para desmistificar algumas teorias sobre o “jargão” – o ano só começar depois do carnaval.

Conversamos com excelentes profissionais de diferentes áreas que fazem a diferença em seus segmentos na cidade (Cruz Alta). Uma delas é a Edimara Daronco, Gestora e Sócia-Proprietária da Daronco Material de Construções que nos brinda com o seu conhecimento em gestão de empresas. Além dela, o casal de Coaches Carol Vargas e Rodrigo Ribas explicam, em detalhes, porque isso acontece e trazem dicas para sai dessa. Confira abaixo a opinião e algumas dicas exclusivas que eles trouxeram para você.

Antes disso, lembre-se:

– Se você ainda não pensou na sua empresa, ou só fará isso depois do carnaval, a i9 Comunic pensa o ano todo, vem com a gente!

O ano não começa depois do carnaval

“Essa questão de que o ano só inicia após o carnaval não funciona mais no mundo dos negócios, muito menos para as empresas, pois uma organização precisa ter um planejamento que permeie os doze meses do ano. O que requer estratégias pontuais em função da sazonalidade em cada época”, afirma Edimara.

>> Clique aqui e confira os nossos Planos de Gestão de Redes Sociais: ideais para quem deseja expandir o relacionamento com seus clientes e gerar resultado efetivo

Quando um novo ano começa temos a oportunidade de viver coisas novas e para isso precisamos ir atrás dessas “coisas” sem ansiar o carnaval. A Edimara em sua vasta experiência concorda com isso. Tanto que acredita que esse período do ano, o pré-carnaval precisa ser mais explorado, já que se trata de dias e situações de menos movimento, férias coletivas e recessos.

Dica da Edimara para quem começa o ano depois do carnaval

“Quem sabe aproveite desse momento como uma oportunidade para pensar e criar novas possibilidades. Até porque os boletos e os impostos não param em janeiro, ao contrário, nesta época eles aumentam”.

4 maneiras para se destacar no mercado

Clique aqui para saber mais

A Edi tem toda a razão!  Ela comenta ainda que neste período a sua empresa aposta em capacitação, treinamentos técnicos e motivacionais. Ah, além disso, se mantém atentos aos portfólios dos fornecedores. Já que neste período a linha de acabamentos lança novidades para o setor. Ou seja, mais um motivo para se estar alerta e ativo.

“Vimos que o carnaval faz uma pausa. Como qualquer outro feriado prolongado. Mas isso não nos impede em nada de agirmos. O nosso fazer hoje tem impactos no amanhã. Então não há como ficar de braços cruzados esperando o fevereiro e o carnaval passarem para iniciar os projetos. A vida e os negócios são hoje e agora, então vamos fazer nosso 2021 acontecer desde já, bora lá!” – finaliza a Gestora.

Pare de sabotar o seu negócio!

Qual o maior costume do brasileiro? O Carnaval! E claro, ok, está tudo bem! A gente também ama essa expressão de cultura. A Carol ressalta que, mesmo não tendo Carnaval (pois estamos num contexto maior que é a pandemia) alguns negócios tiveram que parar e outros até encerrar suas atividades ou ainda se adaptar. Ou seja, não necessariamente estavam se sabotando.

Você provavelmente já ouviu ou até falou alguma destas frases: “por isso que o Brasil não vai pra frente”, “o ano só começa mesmo depois do carnaval”, “não tem o que fazer, agora só em março”. Os nossos coaches comentam que estes pensamentos também seguem ciclos que reforçam sua convicção e validam aquilo que você acredita. E mais, podem resultar em um elevado nível de autossabotagem. Sendo capaz nem sequer de cogitar novas possibilidades para sua vida ou seu negócio.

É, parece que a Carol e o Rodrigo entenderam perfeitamente a mensagem que queremos passar. A procrastinação é um comportamento de quem se sabota. Ou seja, de quem adia uma ação ou a deixa para depois. Gerando uma sensação de culpa, perda de produtividade ou ainda de stress.

Autossabotagem e produtividade

“Você pode ainda pensar que está sendo produtivo, mas não está de fato focando e resolvendo o que precisa, simplesmente porque tem o Carnaval”, comenta Carol.

Para o Rodrigo, o comportamento é considerado normal ao ser humano e de alguma forma até – mesmo que pareça contraditório – ainda pode ser produtivo, dependendo do indivíduo (cada caso um caso). “No entanto, pode prejudicar muito e impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais se você não souber se está ou não de fato se sabotando”.

Vamos fazer uma analogia com um músico virtuoso, ou o cara da planilha do Excel, que através da prática ficou excelente nisto. Agora isso se tornou automático, rápido e bem executado. O que acontece é que o nosso cérebro cria caminhos que são seguidos e repetidos para que gastemos menos energia na execução de algo. Digamos que teus sabotadores criaram seus próprios caminhos, e eles estarão aí enraizados.

“A ideia agora é criar novos caminhos para sair dessa. O que requer lutar contra seu instinto natural. Então, cuidado! Sua vida pode estar do avesso, sua empresa indo para o ralo! Quando dizemos que somos ótimos em enganarmos a nós mesmos, é porque não nos questionamos sobre coisas que acabamos repetindo ao longo da vida. É apenas seu cérebro preservando energia para sua sobrevivência”, explica Rodrigo. 

Dica da Carol e do Rodrigo       

Para saber se está se sabotando, observe os teus pensamentos. Aqui o problema é o excesso, seguido dos sentimentos ruins como: a culpa, a tristeza, o arrependimento e a angústia. Isso pode ser um sinal de que você está se sabotando.

Portanto, quando estes pensamentos sabotadores surgirem, observe se é útil, neutro ou inútil. Questione-se!

Logo profissional x logo amador

Clique aqui para saber mais

Você já tinha parado para pensar por este ângulo que os nossos entrevistados trouxeram?

Bom, o Carnaval, no dia desta publicação, passou, mas a sua vida e os seus negócios, não. Se neste ano (2021) não deu tempo de mudar e começar antes do carnaval, não se preocupa. Vamos começar agora mesmo. E ano que vem (2022) estaremos aptos a assinarmos um compromisso de não parar a vida das nossas empresas e, sim, de agir, de abrir caminhos e de trilhar novos horizontes.

Aliás, vamos começar agora a fazer mais e melhor pela sua empresa! Conte com as gurias da i9 Comunic.

>> Clique aqui e confira os nossos Planos de Gestão de Redes Sociais: ideais para quem deseja expandir o relacionamento com seus clientes e gerar resultado efetivo

Que outros assuntos você gostaria de ler por aqui?