Atenção profissionais da saúde, separamos alguns erros que você não deve cometer nas suas Redes Sociais. E de quebra, no final do texto, tem 4 dicas rápidas para aplicar nas Redes Sociais e gerar mais resultado.
Vale ressaltar que as regras não são iguais para todos os profissionais da área da saúde. E podem variar de acordo com a regulamentação de cada conselho profissional.
Você, da área da saúde, sabemos que por vezes pensou em criar o seu próprio conteúdo para as redes sociais. E foi então que se deparou com uma série de normas do Conselho Federal de Medicina (e demais profissões da área da saúde) sobre a ética na divulgação e comunicação?
Descumprir tais regulamentações é extremamente fácil de acontecer (pode acreditar). Ainda mais porque a Lei muda e requer atualização constante quanto à criação de conteúdo. Por aqui sempre estamos de olho nas normas e mudanças e, por isso, podemos te ajudar.
Atenção as suas Redes Sociais na Saúde
As Redes Sociais na Saúde – e em outros negócios também – são a extensão do cotidiano em todos os aspectos. Não há mais diferenciação entre o real e o virtual. Sendo que todos os tipos de informações veiculados na internet tem impacto na saúde das pessoas. Por este motivo, o papel que os profissionais da saúde desempenham aqui ganha cada vez mais relevância. E então, eis a necessidade de haver regramentos. Entende agora o seu papel nisso tudo?
Não entendo nada de leis, e agora?
Você tem duas opções e uma não anula a outra. Busque orientação dos seus advogados e confie as redes sociais da sua empresa a uma agência de comunicação – profissional – que, com conhecimento no assunto, sabe o que pode e o que não pode ser feito. Assim o seu negócio, no on-line, estará seguro e gerando resultados.
4 maneiras para se destacar no mercado
Nesse aspecto, buscamos embasamento jurídico para te dar uma prévia do quanto o assunto é complexo e sério. O Dr. Felipe Rick, Advogado e Consultor Jurídico do Escritório Westphalen e Associados, comentou conosco brevemente sobre as normativas, alertando que nos últimos 5 anos a busca pelo acesso a informações e serviços médicos na esfera das redes sociais tornou-se uma constante. Por estas e outras que o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução de nº 1.974/11, que posteriormente foi alterada e atualizada pela resolução nº 2.126/15, visando impedir ações de mercantilização e autopromoção de serviços médicos.
FOTOS ANTES X DEPOIS, PODE?
Eis um dos pontos que geram muitas dúvidas. De acordo com Felipe, entre as limitações que a resolução impõe está à proibição de autorretratos (selfies) em momentos de trabalho e atendimento e as famosas fotos do “antes e depois” de procedimentos cirúrgicos. Isso no que se refere à normativa do Conselho Federal de Medicina (CFM). E não se aplica ao Conselho Federal de Odontologia (CFO)
“O que muitos profissionais não sabem é que essa conduta (de antes e depois) realmente pode gerar uma obrigação de resultado para o paciente”, explica Rick.
O advogado ainda lembra que fica proibida a divulgação de fotografias, imagens e/ou áudios que caracterizem ou possam vir a caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção e até mesmo a concorrência desleal para com outro colega de profissão.
É importante lembrar que as redes Sociais não são uma terra sem lei.
O QUE PODE DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS DA ÁREA DA SAÚDE, ENTÃO?
A publicidade não está proibida em local de trabalho, pelo contrário, porém, existem regulamentações e limites éticos e legais que devem ser respeitados e observados.
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“Não somente por médicos, mas também por todos aqueles que prestam os serviços de publicidade aos profissionais da medicina, o que torna primordial a escolha de profissionais de publicidade que sejam capacitados e que, acima de tudo, conheçam os parâmetros que a legislação impõe”, finaliza Felipe.
O Dr. Felipe fechou com chave de ouro, a gente concorda plenamente com ele, afinal, você não pode negligenciar o futuro do seu negócio, contrate quem entende.
É hora de sair do comum, de se remodelar, de inovar e mais que nunca empreender de forma consciente.
4 dicas rápidas para profissionais da saúde bombarem nas redes sociais
1 –PERFIL PESSOAL X PERFIL PROFISSIONAL
Amigos, entendam de uma vez por todas, e a gente afirma isso com convicção e coração aberto: tudo bem você ter o seu perfil pessoal para postar a rotina da sua família, clínica, viagens e o que mais quiser, mas não deixe de criar uma Fanpage – página no Facebook – e/ou um perfil comercial no Instagram. Ambos, por si só. já profissionalizam o seu negócio. É um divisor de águas entre amadorismo e profissionalismo, até no que se refere a captação de clientes em potencial. Não misture as coisas!
2 – TENHA UMA BOA IDENTIDADE
Está pensando “como assim identidade nas redes?”, explicaremos. Trabalhamos a uma década divulgando conteúdos de diversas marcas nas redes sociais (desde a época do Orkut, saudades) e não aconselhamos que páginas sejam criadas sem identidade visual assertiva, ou seja, logotipo, padrão de cores, fontes, objetivo, branding e tudo mais que valoriza o seu trabalho, demonstra credibilidade e gera resultado efetivo. Comece por ela e siga com ela – a boa identidade.
Ah, a gente faz identidade visual, temos várias na conta, olha só:
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3 – NADA DE COPIAR E COLAR
Se esse tópico fosse tão lógico assim, nem íamos citá-lo aqui! Mas ainda tem muito “profissional” que faz dessas. Amadorismo é para amadores. Negócios de todas as áreas, e isso inclui a da saúde, com trabalho sério, tem conteúdo de sobra para serem bem aproveitados por profissionais criativos que entregarão resultados efetivos. Pode crer!
Por falar em resultados, olha a fanpage da Personal Imóveis, pegamos ela zerada e agora é só $ucesso e resultados. CLIQUE AQUI
4 – COMO ATRAIR PACIENTES
Principalmente no que se refere ao meio da medicina, uma das formas de atrair clientes está na criação de conteúdo educativo e informativo. Aquele conteúdo relevante ao público-alvo e mais ainda a persona do médico em questão.
Certamente, gerar autoridade nas redes sociais e relevância na vida das pessoas faz com que se possa construir um espaço digital de captação, confiança e credibilidade.
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