Aqui o papo é sério, vamos direto ao ponto para esclarecer o que é logotipo, logo marca e logomarca.

LOGOTIPO E LOGO

Aulinha teórica rápida, juramos: em grego “logos” significa conceito ou significado e “typos” significa figura, marca ou símbolo. Ou seja, logotipo constitui símbolo visível de um conceito, ou de forma literal: a imagem de um conceito.

Vamos à prática (a parte que a gente ama):

o cliente passa um conceito a ser trabalhado, esse é o logo e, a partir dele, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo.

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Ambas as palavras (logotipo e logo) têm o mesmo significado, ou seja, logo é uma forma alternativa / abreviada da palavra logotipo.

Isto é, o logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, se tornando a representação gráfica do nome de uma empresa.

É hora de sair do comum, de se remodelar, de inovar e mais que nunca empreender de forma consciente.

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MARCA

A marca é representa graficamente pela logo e identidade visual. E em suma, compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. Sua composição se dá pela representação em elementos que possibilitam a identificação por parte do público-alvo.

A marca pode conter logotipo, slogan, símbolos, nome, entre outros, no entanto vai muito além disso para gerar resultados. A marca carregará a percepção que o público-alvo tem da empresa. A construção de uma marca sólida é um processo que requer ações contínuas.

LOGOMARCA

Pasme, LOGOMARCA não existe no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada para representar uma nova forma de logotipo.

O termo é formado por logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.

AGORA AQUELA PERGUNTA QUE PERSISTE: POR QUE DEVO INVESTIR EM UM LOGOTIPO?

Independe do tamanho da sua empresa, assim como escolher um nome, a criação do logotipo e da identidade visual são fundamentais para construir sua marca. A forma como a vemos e lembramos depende da representação visual.

4 maneiras para se destacar no mercado

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Desse modo, a partir de um logotipo exclusivo e desenvolvido por profissionais qualificados, você poderá:

  • se destacar dos seus concorrentes;
  • transmitir sentimento e emoções com o uso certo das cores;
  • construir credibilidade; mostrar seu diferencial de mercado;
  • ter a identidade visual da sua empresa (cartão de visitas, brindes, folha timbrada, bloco, receituário, pastas e muito mais);
  • nortear sua divulgação;
  • se aproximar do público-alvo (o que já é uma prospecção).

Por isso, no seu plano de negócio sempre considere esse investimento. Afinal ele irá te auxiliar na busca por resultados melhores. Não transmitir credibilidade e profissionalismo pode ser o primeiro passo errado.

Precisa de um upgrade na sua identidade visual e nos seus negócios?