Inbound Marketing é tipo o seu crush. É o marketing de atração em ação.
Sabe quando você olha o crush e dá match? É mais ou menos isso que o Inbound faz com o seu produto ou serviço. É top e certeiro, por isso vamos te explicar tim tim por tim tim o que é e como executá-lo.
Vem com as gurias da i9 para decolar!
O INBOUND MARKETING
Um conjunto de estratégias de marketing que, além de atrair, fideliza os clientes. Mas como? Usando conteúdos relevantes, bem escritos, com qualidade e que despertem o interesse pelo que você vende.
Ou seja, se trata de ter a permissão para entrar na “vida” do cliente e se comunicar com ele diretamente, criando assim um relacionamento sério.
Essa ferramenta da comunicação ajuda a levar os clientes até a sua empresa, atraídos pela mensagem e por como ela impacta na vida deles.
4 maneiras para se destacar no mercado
MARKETING DE ATRAÇÃO
Conhecido por esse nome também, o Inbound Marketing tem uma missão bem clara: oferecer conteúdo que ajuda verdadeiramente o teu público. Isso permite criar uma relação de confiança.
E essa confiança – sincera – fará com que seu público esteja aberto a ouvir suas recomendações e dicas.
IMPORTANTE – sobre o Inbound Marketing
Quando falamos em conteúdos bem escritos, criativos e certeiros na verdade estamos falando super sério e esse ponto não pode (jamais) ser visto com desdém. Os conteúdos profissionais prendem o cliente e mostram um universo diferente, evidenciam sua utilidade.
Vamos ao exemplo? (Porque a gente ama né)
Supomos que você seja proprietária de uma clínica pet, ok!? Postar conteúdo no sentido: “consulta veterinária com 20% off” vai atrair clientes? Até vai, se você tiver sorte deste post entrar no feed daquela pequena porcentagem que precisa de um médico para o seu doguinho no momento.
Veja Também:
>> O que fazer e o que não fazer para mostrar o valor do seu trabalho
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Agora pensa com a gente: e se você criar um conteúdo assim: “5 dicas para cuidar do seu pet no inverno” “Quando e por que é importante castrar” ou ainda “Meu pet está mancando, o que devo fazer?”.
Esses conteúdos são úteis para todos aqueles que têm um animalzinho em casa e é uma forma direta de fazer com que lembrem que a sua marca é a protagonista dessas dicas no on-line e, por isso, procurem o seu negócio no presencial.
Entendeu? Esse é um baita exemplo de uma das ferramentas do Inbound Marketing.
ATENÇÃO
Não estamos falando de textos chatos como aqueles (necessários) no institucional do site. Não tem a ver com contar sobre a fundação da empresa, a missão, visão ou valores. Eles são importantes, mas não nesse contexto.
Aqui precisamos criar conteúdo que tirem as dúvidas ou solucionem problemas do público-alvo / persona da empresa.
Os benefícios
Seja qual for a sua empresa o Inbound trará benefícios para ela no sentido de:
Se relacionar com o consumidor
Ao criar conteúdos para o seu público-alvo você se relaciona com ele e com as necessidades dele. Desta forma a comunicação se torna aberta e interativa. Gerando um relacionamento de feedback instantâneo.
Custo baixo sim
O Inbound é um pouco mais em conta que soluções tradicionais do mercado como a de flyers e folderes, por exemplo. Muito mais quando veiculado em mídias on-line ou impressas que chegam (são direcionadas) ao teu potencial cliente.
Retorno
Em 2017, no “boom” do Inbound, empresas com vendas online aumentaram e 2,2 vezes as visitas em comparação ás que não usaram essa ferramenta do marketing.
E aqui no é uma questão somente de quantidade, mas sim de qualidade de público.
Quem nos conhece sabe que “clicamos muito nessa tecla”. De nada adianta 10 mil seguidores árabes.
É hora de sair do comum, de se remodelar, de inovar e mais que nunca empreender de forma consciente.
FIDELIZAR EM 4 PASSOS, PARTIU?
A arte de ATRAIR com Inbound Marketing, tipo sedução, viu e já quis.
AQUI é importante fornecer informações relevantes porque elas levam o máximo de pessoas até as suas redes, o que qualifica a sua empresa. Lembrando que esse serviço pode ser via redes sociais, blog ou marketing de conteúdos em veículos impressos de comunicação que convergem com o seu público.
Converter quem te segue
Nessa conversão do marketing você faz com os teus seguidores virtuais sejam os teus possíveis clientes e assim os torna visitantes presenciais fieis à marca.
Fechar o negócio
Depois de atrair um público e converter chega a hora de enfim vender para essa galera que curtiu as redes, o produto ou seu serviço. Mas e aí acabou? Aí que você se engana, o último passo, dos 4, talvez seja o mais “quentuxo”, lá vai:
Encantar
Após fechar a venda é preciso criar um relacionamento mais próximo com o cliente e torná-lo fã da sua marca. Ele precisa entender que só você e seus colaboradores têm o melhor atendimento e resolvem o problema dele num piscar de olhos.
Na sua empresa é assim? Fica a reflexão!