Restam poucos dias para os preparativos da pré-candidatura de vereadores e prefeitos que irão concorrer às eleições de 2024. Para aqueles interessados em concorrerem aos cargos públicos, preparamos um manual com os 5 principais pilares de uma feramenta que está disponível e que atualmente, torna-se necessária para estar próximo ao eleitorado: as redes sociais.
Estar na internet é imprescindível para todo o candidato e deve ser uma das maiores prioridades durante a campanha eleitoral, pois, assim, é possível interagir e apresentar quem é, de onde veio, o que tem a oferecer, o que se pretende e o que defende, com o objetivo de fortalecer a reputação.
Sanar dúvidas também se torna mais fácil e dinâmico com as redes, gerando proximidade do seu eleitor ou ainda, criando laços com um futuro voto. Dar atenção aos comentários e responder quem se disponibiliza a questionar também traz a imagem de confiança e transparência, sempre de forma pacífica quando o comentário não for positivo ou de pessoas com posicionamentos diferentes.
O fator humano das redes sociais, principalmente as de uma pessoa pública, se torna extremamente essencial. Isso pode ser feito a partir do envolvimento do perfil com afetos e conexões emocionais, seja trazendo sua “vida real” à tona, seja com interações.
É neste pilar que abordamos sobre a criação da “marca”, tendo a possibilidade de demonstrar tudo sobre os conceitos e explicar do porquê foi escolhida dessa maneira (a marca diz muito sobre as pretensões do candidato, então não foge da imagem que ele irá passar). Abrimos também a fala sobre a coligação e o partido pertencente, um grande leque de possibilidades para juntar os ideais do candidato com os do seu eleitorado.
Tal como em uma empresa, nada irá funcionar sem as vendas. De produto, serviço ou atendimento, uma organização só engrena quando há um capital girando. Na política, o conceito de venda é o mesmo, o que muda é o que é oferecido: ao invés de estarem comprando um serviço, os espectadores estão comprando uma ideia, uma atitude, um posicionamento. Assim, o candidato vende sua ideia, e quem compra são os eleitores que irão confirmar seu número na urna. É necessário haver o convencimento, e isso pode dar-se naturalmente, quando o eleitor/espectador entende as propostas, vê em que âmbitos de sua vida aquele candidato pode auxiliar, sente-se parte de algum movimento e muito mais.
O objetivo do pilar da referência é conectar o candidato com grandes portais ou ações na internet. Trazer as referências é adicionar à estratégia da comunicação política digital fontes de credibilidade que vão endossar as propostas e os valores do candidato. Jornais, revistas, programas de rádio, portais, blogs e sites de notícia compartilhados nas redes sociais geram muito mais confiabilidade e engajamento (nosso último pilar).
Para entendermos como a humanização é importante, o 4º pilar também busca isso. Ser real e mostrar o que acontece no dia a dia gera aproximação, ou seja, a identificação do candidato com o eleitorado. Isso deve acontecer não só no mundo concreto, mas precisa se refletir nas redes sociais. A intenção aqui é ser real e mostrar o que acontece no dia a dia da pessoa por trás da marca. As redes sociais permitem que esse relacionamento entre candidato e eleitor seja mais direto e personalista.
O engajamento é um ciclo vicioso: quando mais o seguidor engaja em posts e stories, mais o perfil irá aparecer para ele. Mas como fazer essa pessoa começar a responder, pelo menos uma vez? Para desmistificar o candidato, é possível gerar o engajamento através de brincadeiras, enquetes ou debates tanto no feed quando no story. Buscar comentários, compartilhamentos e respostas do público irá propiciar uma melhor análise das ações que estão sendo realizadas e assegura um relacionamento de empatia entre candidato e eleitor.
Para consolidar esses 5 pilares, trazendo toda a identidade da campanha à tona com a marca, posts, materiais gráficos, santinhos, cartazes, adesivos, vídeos e toda a produção de conteúdo que você possa imaginar, é preciso contar com uma agência experiente e que vai estar ao seu lado para promover uma candidatura de sucesso.
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