Se você usa as redes sociais pra promover seus produtos ou serviços e não tem obtido resultado, há uma grande chance de estar fazendo isso errado. E persistir pode te custar caro.
Está cansado de fazer publicações e não obter curtidas, alcance e resultados? Então é bem possível que você não tem feito isso de forma profissional.
Afirmamos isso por vários fatores, mas o principal é: se for para fazer com qualidade inferior é melhor não fazer porque para ter uma boa presença online (e mantê-la) há técnicas e estratégias específicas. E mais, tem quem dedique horas estudando e aplicando essas metodologias para gerar resultado para você (nós somos um desses).
Antes de irmos direto ao ponto, gostaria de trazer uma reflexão: você já parou para pensar que administrar um negócio envolve tempo, dedicação e conhecimento?
Muito provavelmente sim. Entre um cabelo em pé e outro você já deve ter ficado a beira de um colapso e se questionado inúmeras coisas. Isso faz parte, e às vezes até é saudável. Sabe por quê? Porque nesse momento de questionamento você abre as portas para novas possibilidades. Ninguém muda algo ou melhora alguma situação sem se questionar.
Depois do questionamento vem o planejar e executar para que se possa mudar. E aí que queremos chegar. Pois nessa etapa você não pode abraçar todo o universo da sua empresa e sair cruzando e chutando em gol ao mesmo tempo. Você vai precisar de pessoas, processos, métodos, tecnologia e muito mais.
Por isso também estamos aqui, para te ajudar nessa nova fase de mudança e busca por resultados. Novos caminhos trilhados ao lado de profissionais qualificados faz toda a diferença para o seu negócio.
Bem, depois dessa pausa para reflexão, vamos ao que te trouxe até essa publicação: o passo a passo para decolar o seu negócio com as redes sociais.
Quer uma help? Então confira esse o passo a passo exclusivo que preparamos para você:
Passo 1: Escolha a rede social mais relevante para seu negócio
As opções são várias, tem as redes mais populares, as mais usadas e aquelas ousadas. Em cada uma há um objetivo, a sua presença lá vai depender do que você quer para o seu produto/empresa.
Por exemplo, pode ser que você ame o Facebook, mas de acordo com a sua necessidade pode ser que mais resultados criando um perfil no Pinterest. Claro, foi apenas um exemplo, mas você entendeu a sacada?
Aí você vai nos perguntar: posso usar mais de uma? Claro que pode. Mas reforçamos que vai depender da sua estratégia e alertamos: elas precisam ser consonantes e alimentadas periodicamente. Rede Social com “fome” não gera resultado.
>> Veja o Passo a passo: como usar o Facebook para o seu negócio
Passo 2: Tenha um plano
Escolheu a rede social? Tranquilo!
Então agora é hora de se tornar atuante lá, para isso temos que planejar. O ministério da comunicação adverte: caso contrário o seu trabalho poderá não ter nenhum resultado.
Então se você vai atuar nas mídias sociais pra gerar ou aumentar o seu reconhecimento de marca, trace um plano pra atingir este objetivo e pense sempre no seu público-alvo.
Passo 3: Compartilhe conteúdo relevante
Eis que aqui é o ponto chave e porque não dizer crucial. Além de ter propósito o seu conteúdo precisa ser relevante. Para isso, conheça bem o seu cliente ideal, defina-o com mais detalhes possíveis pra apontar os seus maiores problemas e dificuldades. Descubra como ele se comporta na rede, o que busca, como você irá ajudá-lo e como atingi-lo com sua publicação.
Só assim você vai saber como ajudá-lo a resolver.
Passo 4: Quantidade de seguidores nem sempre indica resultado efetivo
Vale mais ter poucos seguidores orgânicos do que centenas de milhares de seguidores comprados. Fica a dica! Seguidor comprado gera volume de nada. Ou seja, nada vezes nada é igual a nada.
O que importa não é somente quantas pessoas vão ver sua publicação, mas quantas delas realmente tem interesse no que você fala e vende.
Foque em criar audiência de qualidade, segmentada, com pessoas que realmente se interessam no que você ensina (e isso vale para a vida real também, o olho no olho).
>> Tem dúvidas sobre o Marketing Digital? Então confira: Mitos e verdades do Marketing Digital
Passo 5: Impulsione suas campanhas de forma planejada nas redes sociais
Aqui abrimos um precedente para falar de impulsionamento, que é bem diferente de comprar seguidores (não caia nessa armadilha). Você já deve ter se deparado com várias publicações pagas, certo? Aquelas que dizem: Patrocinado. Já observou que a maioria delas é algo que possa te interessar ou que a pouco tempo você pesquisou na rede?
Se sim, então você vai entender o que falamos acima: “quantas delas realmente tem interesse no que você fala e vende.” É nisso que precisamos pensar na hora de impulsionar / patrocinar uma publicação.
Além de planejar a publicação em sim, precisamos pensar no seu impulsionamento: qual o objetivo, qual o público-alvo e qual a ação que eu desejo que meu potencial cliente / seguidor tome.
Passo 6: Criatividade a seu favor
Essa é uma ferramenta que gera muito resultado. Seja se for usada com humor ou não. Nem sempre ser criativo significa usar o humor, mas sim sair da mesmice e transformar o cotidiano. Aqui a criatividade deve ser pensada em cima da necessidade do seu cliente.
A criatividade pode estar nas frases motivacionais, na forma de engajar, na diversão de marcar um amigo, nas perguntas interativas, nos sorteios, por meio dos temas em altas – tanto on quanto offline -, em uma imagem inusitada ou atraente, nos contrastes de cores e nas curiosidades, por exemplo.
Passo 7: Precisamos mensurar as redes sociais
Além da quantidade de seguidores, curtidas e alcance da página, é importante mensurar o quanto ganhamos usando as redes sociais. Seja por meio da economia de gastos ao se resolver problemas, ao alcançar o cliente de forma mais acessível, ao gerar fidelidade com consumidor e um canal direto de comunicação que está à mão de todos com apenas um toque.
>> Precisa de uma gestão de resultados para suas redes sociais? Veja os planos que separamos para sua empresa decolar: Planos e Preços para Gestão de Redes Sociais
Passo 8: Fique de olho na concorrência
Assim como você analisou a concorrência na no seu planejamento estratégico ou de marketing, agora também é preciso seguir essa análise. A análise de swot das redes sociais também identifica fraquezas, forças, oportunidade e ameaças relacionadas ao seu negócio para que se tome a melhor e mais assertiva decisão e postura.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo criado especialmente para você, com muito cuidado e carinho para que possamos te ajudar a atingir novos resultados.
Ficou com dúvidas? Quer aproveitar esse universo das redes sociais para divulgar a sua empresa, mas não tem tempo? Então entre em contato com a nossa equipe.
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